domingo, 13 de junho de 2010

Dia da Língua Portuguesa

10 de Junho – Dia da Língua Portuguesa
Amor é fogo que arde sem se ver


Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões


No dia 10 de junho de 1580, Luiz Vaz de Camões; um dos maiores poetas portugueses; faleceu e por ter sido uma figura tão importante na literatura internacional, foi escolhido para representar a data de comemoração do Dia da Língua Portuguesa. Camões conviveu com grande parte das aventuras marítimas dos portugueses, conhecendo e poetando também sobre as aventuras de seus antepassados. Por esse motivo, também foi escolhido para ser o Dia de Portugal essa mesma data.
Vale lembrar que cerca de 250 milhões de pessoas no mundo falam a Língua Portuguesa atualmente e que é aqui no Brasil que estão 80% desses falantes. O português é a língua oficial em: Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Por toda a importância dada a Língua Portuguesa, seu ensino agora é obrigatório nos países que compõem o Mercosul. Não oficialmente, o português também é falado por uma pequena parte da população em Macau (território chinês que foi até 1999 administrado pelos portugueses); no Estado de Goa, na Índia (que foi possessão portuguesa até 1961) e no Timor Leste, na Oceania (até 1975 administrado pelos portugueses, quando foi tomado pela Indonésia, e atualmente é administrado pela ONU).
Pensando em especial na comemoração do dia 10 de junho, se faz necessário citar que a Língua Portuguesa é a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, ficando atrás somente do inglês e do castelhano.
POR: OLHAR PEDAGÓGICO
http://www.olharpedagogico.com/site_detalheNota.php?id=10
MAIS:
Curiosidades da língua portuguesa

A maior palavra do português é "Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico", com 46 letras, que denota o estado de quem é vítima de uma enfermidade causada pela aspiração de cinzas vulcânicas.
A língua portuguesa é o único idioma românico em que existe mesóclise.
A palavra "saudade" foi por muito tempo considerada de existência única no português, em relação ao seu significado; esta ideia acabou sendo mitificada, devido a não existir uma palavra imediatamente equivalente nas línguas estrangeiras mais conhecidas. No polaco (polonês), por exemplo, existe a palavra tęsknota, com a mesma definição. No romeno existe a palavra dor, que tem o mesmo significado que saudade. Em catalão existe a palavra enyorança, substantivo abstrato de significado idêntico. Com relação ao inglês, embora não haja um substantivo totalmente equivalnte a saudade, usa-se o verbo to miss, por exemplo na frase I miss you, como: "Sinto sua falta", relacionando a sensação de falta à saudade, além de expressões como longing e homesick. O francês e o italiano usam cognatos de mancar para designar a saudade.
O termo saudade advém de solitude e saudar, onde quem sofre é o que fica à esperar o retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, o qual nutre nostalgia. A gênese do vocábulo está diretamente ligada à tradição marítima lusitana.

Abaixo, a palavra "Português" em vários idiomas

Alemão: Portugiesisch
Árabe: البرتغالية
Bretão: Portugaleg
Catalão: Portuguès
Chinês: 葡萄牙语 ([Pútáoyáyǔ])
Coreano: 포르투갈어 ([porɨtuɡaɾə])
Córnico: Portyngalek
Crioulo haitiano: Pòtigè
Croata: Portugalski jezik
Curdo: Portugalî
Dinamarquês: Portugisisk
Esloveno: Portugalski jezik
Espanhol: Portugués
Esperanto: Portugala lingvo
Estoniano: Portugali keel
Feroês: Portugisiskt
Finlandês: Portugali
Francês: Portugais
Galego: Portugués
Galês: Portiwgaleg
língua georgiana პორტუგალიური ([p'ort'ugaliuri])
Grego: Πορτογαλικά ([portogaliká])
Groenlandês: Portugalimiusut
Hebraico: פורטוגזית ([portugezit])
Holandês: Portugees
Húngaro: Portugál
Inglês: Portuguese
Italiano: Portoghese
Islandês: Portúgalska
Japonês: ポルトガル語 ([porutogarugo])
Latim: Lingua lusitana
Luxemburguês: Portugies


Caetano Veloso Língua

Nenhum comentário:

Postar um comentário